top of page

Este site foi desenvolvido para que se possa reunir toda a informação necessária para visitar a vila de Almeida, como os locais turisticos a visitar, que alojamento ou que restaurante escolher entre muito mais.

 

Almeida é uma das doze localidades inseridas na rede nacional das “Aldeias Históricas de Portugal” e é um dos 13 concelhos que compõem o distrito da Guarda, situando-se a 760 metros de altitude, na região centro do país. O concelho de Almeida é composto por 29 freguesias e 8 anexas estando estas distribuídas numa área geográfica de 524 Km2.  Segundo os dados estatísticos referentes aos censos realizados pelo Instituto Nacional de Estatística em 2011, o concelho de Almeida apresenta uma população total de 7242 habitantes, sendo que apenas 1314 desses habitantes residem na freguesia de Almeida. Cerca de 80 pessoas habitam no Centro Histórico da vila.

 

Com o seu perímetro abaluartado em forma de estrela, de doze pontas, Almeida foi a mais importante praça-forte da fronteira entre o Tejo e o Douro, guardando as terras de Riba-Côa entre Vilar Formoso e Castelo Rodrigo, e que até há um século, desempenhou importante papel em várias épocas da história de Portugal, nomeadamente durante a Crise de 1383-1385, as Guerras da Restauração e as Invasões Francesas. 

 

 

 

 

Almeida - Estrela do Interior

De acordo com um estudo realizado por o Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior, que analisou os 308 concelhos do país, o concelho de Almeida aparece no ranking dos 40 municípios que registam os melhores índices de qualidade de vida a nível nacional e ocupa, no contexto do distrito da Guarda e da Cova da Beira, a melhor posição (36º lugar). O município de Almeida conseguiu escalar 88 posições relativamente ao estudo de 2009, ultrapassando a Guarda e Castelo Branco, e ficando mesmo à frente de outras capitais de distrito como Braga, Leiria ou Viseu. 

 

A terceira edição do estudo, elaborada no último trimestre de 2012, inclui 48 indicadores baseados em dados de 2010 do Instituto Nacional de Estatística, referentes aos 308 municípios de Portugal, e teve em conta condições materiais, sociais e económicas subdivididas em itens como número de centros de saúde ou equipamentos culturais por cada mil habitantes, a taxa de escolarização ou o dinamismo económico.

 

 

 

Como Chegar:

 

>> De Lisboa 

 

Entrada na A1 em direcção ao Norte, no quilómetro 90 sair da A1 em direcção a Abrantes pela A23 passando por Castelo Branco, Covilhã até à Guarda. Na Guarda entrar na A25 em direcção a Vilar Formoso.  Como alternativa pode-se optar pela saída ao nó do Alto Leomil, apanhando a EN324, indo entroncar com a EN340 em direcção a Almeida.

 

>> Do Porto

 

Entrada na A1 em direcção a Sul, depois em Albergaria virar para a A25, siguir ao longo deste itenerário em direcção a Vilar Formoso. Como alternativa pode-se optar pela saída ao nó do Alto Leomil, apanhando a EN324, indo entroncar com a EN340 em direcção a Almeida.

 

>> De Coimbra

 

Entrada no IC2 em direcção ao Norte. Virar à direita na direcção do IP3. Antes de Santa Comba-Dão, virar à direita em direcção a Mangualde. Nesta localidade, virar à direita para a A25 prosseguindo em direcção a Vilar Formoso. Como alternativa pode-se optar pela saída ao nó do Alto Leomil, apanhando a EN324, indo entroncar com a EN340 em direcção a Almeida.

 

>> De Faro 

 

Entrada no IP2 em direcção ao Norte, no final do IP2 entrar na A23 em direcção a Castelo Branco passando por Covilhã e Guarda. Na Guarda entrar na A25 em direcção a Vilar Formoso.  Como alternativa pode-se optar pela saída ao nó do Alto Leomil, apanhando a EN324, indo entroncar com a EN340 em direcção a Almeida.

 

>> Coordenadas GPS:

 

40.725844033295076

-6.9058942794799805

 

Muito mais que uma estrela...

bottom of page